Bope ganha “caveirão” para ser usado em missões de extremo risco no Piauí

0
19
cxradio.com.br

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Piauí conta agora com um veículo blindado que será utilizado em situações de extremo risco como confrontos com criminosos portando armas de grosso calibre. O ‘caveirão’, o primeiro veículo do tipo na PM-PI, é climatizado, pesa 4,5 toneladas, capacidade para até 16 homens e barra tiro de fuzil de até 7.62mm

O blindado também será usado em incursões em morros na Capital, considerados de alta periculosidade, onde criminosos têm uma visão privilegiada devido a localização geográfica estratégica. O ‘caveirão’ possibilita a aproximação segura da tropa.

“Atuamos por prevenção. Em áreas residênciais, em que a população está presente, o Estado procura evitar o confronto. No entanto, podem ocorrer situações em que vamos ter que nos aproximar. Certamente, esses locais elevados em que se pratica o tráfico de drogas ou outros crimes, pode haver o confronto. O indivíduo pode fazer a realização de disparos contra a força policial e vamos usar esse recurso”, explica o capitão Evandro Vasconcelos.

O blindado foi uma doação ao Bope. O veículo, adaptado e reformado para ser utilizado pela corporação, foi entregue oficialmente nesta segunda-feira (25). O carro tem janelas e pequenas aberturas chamadas de escotilhas onde os policiais colocam o cano da arma durante os confrontos.

“A PM está pronta para utilizar o veículo. Os equipamentos obrigatórios para uso policial estão instalados, a tropa do Bope também está preparada. O que nós desejamos é que tudo possa ser resolvido da melhor maneira, mas se preciso, o veículo será empregado”, finaliza o capitão do Bope.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here