Mar invade barracas em Barra Grande e provoca danos; confira vídeos

0
185

As ondulações, chamadas de ‘swell’, são formadas a partir de ciclones em áreas de baixa pressão no Atlântico Norte

 

O alerta feito pela Marinha, de mar agitado na costa norte do Brasil, incluindo a faixa de 63 quilômetros do litoral piauiense, se confirmou.

O aumento da maré se intensificou no final da tarde desta sexta-feira (02/03) e seus efeitos foram sentidos principalmente na praia de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí.

As ondulações, chamadas de ‘swell’, são formadas a partir de ciclones em áreas de baixa pressão no Atlântico Norte, próximo da Península Ibérica, mas que acabam refletindo na América do Sul.

O mar invadiu a praia por volta de 17h e assustou comerciantes e turistas. Segundo Matheus Galeno, morador do local, a “ressaca” foi em toda a costa da praia de Barra Grande.

“Na Barrinha também aconteceu, porém não foi tão forte como aqui. No Cajueiro da Praia também foi forte, mas sem danos. A situação séria foi aqui, em Barra Grande, o mar invadiu todas as barracas, estão todas alagadas. A prefeitura fez um buraco para tentar evitar que a água chegasse até a rua, porém esse buraco fez foi conduzir a água até a rua”, disse o morador.

Conforme já vinha sendo alertado pela Marinha do Brasil o “mar grosso” e “ressaca” é válido para o litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, onde o pico das ondas pode chegar a 3,5 metros.

“Embarcações de pequeno porte devem evitar navegar nestas áreas e as demais embarcações, redobrar a atenção quanto ao material de salvamento, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança”, notificou a Marinha.

A orientação para que as pessoas evitem entrar no mar, evitem a permanência em locais próximos ao mar, além da atenção às condições das estruturas edificadas muito próximas ao litoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here