Tailândia tem 4 dias para salvar meninos ou resgate pode ficar para 2019

Piora a situação o aumento do dióxido de carbono na caverna, exalado pelo próprio time de resgate.

0
55
cxradio.com.br

O prazo para resgatar os adolescentes presos em uma caverna na Tailândia fica cada vez mais apertado. Autoridades locais afirmam que o ideal seria libertar o grupo dentro de três a quatro dias, pela diminuição do nível de oxigênio, aumento de dióxido de carbono e previsão de novas chuvas.

Segundo informações do jornal The Guardian, Narongsak Osatanakorn, governador de Chiang Rai, disse neste sábado que a operação para drenar água tem sido um sucesso. Contudo, a previsão de novas chuvas preocupa. “Os próximos três a quatro dias serão o período mais favorável para a operação de resgate, usando um dos nossos planos. Se esperarmos muito, não sabemos o quanto vai chover”, disse em coletiva de imprensa. Segundo o governador, um alto índice de chuva teria o efeito de um “tsunami” dentro da caverna.

Dois outros fatores determinam a pressa da ação. O primeiro é a qualidade do ar onde os doze garotos e o treinador de 25 anos estão, que caiu para 15%, sendo que índices saudáveis ficam acima de 21%. “Se o oxigênio cair abaixo de 12%, vai afetar o cérebro. Eles podem entrar em choque.”

Piora a situação o aumento do dióxido de carbono na caverna, exalado pelo próprio time de resgate. “Não importa qual o nível de oxigênio, não sobrevivemos com muito dióxido de carbono, pois nosso sangue fica tóxico”, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here