Veja os poderosos benefícios do pequi para a saúde

0
6800

Proveniente do cerrado brasileiro, o pequi é um fruto muito popular nos estados do Piauí, Goiás e Minas Gerais. De cor amarela e aroma e sabor bem característicos, o fruto que possui o nome científico de Souari Nut (Caryocar brasiliense) não costuma agradar a todos os paladares, mas com certeza é sinônimo de amor à primeira vista para muitas pessoas que gostam de experimentar gostos exóticos, principalmente as que moram nas regiões de origem.

Geralmente, o pequi é consumido na forma crua ou cozida, junto a outros alimentos, como frango e arroz, e inclusive em diferentes tipos de receitas gastronômicas típicas mineiras e goianas. Depois de sua popularização, o fruto também ganhou um óleo, que é usado para substituir o óleo de cozinha comum no preparo de vários alimentos.

Para além de seu sabor e aroma, o fato é que o pequi possui uma rica composição nutricional, que pode fazer muito bem à nossa saúde. Entre os seus nutrientes podemos citar a vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), vitamina C, minerais como cobre, sódio, potássio, magnésio, ferro e fósforo, além de fibras, proteínas, carboidratos, ácidos linoleico e oleico, carotenoides e ácidos graxos monoinsaturados.

Sendo assim, consumir pequi pode não só prevenir como também tratar diversos tipos de problemas que acometem o nosso corpo. Quer saber mais sobre os benefícios do pequi para a saúde? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra por que o fruto não pode mais faltar nas suas refeições a partir de hoje. Vem comigo!

Devido às boas quantidades de ácidos monoinsaturados em sua composição, o pequi pode ajudar a proteger o coração contra diversos tipos de doenças, entre elas, a hipertensão, AVC, aterosclerose, derrames e ataques cardíacos.

Isso porque o fruto do cerrado brasileiro possui entre os nutrientes os ácidos linoleico, oleico e esteárico, que podem melhorar a oxigenação do organismo, reduzindo as taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue e evitando que este fique acumulado nas nossas artérias e vasos sanguíneos, requisito essencial para evitar problemas cardíacos.

Controla a pressão sanguínea
Outro benefício importante do consumo de pequi que pode ajudar a proteger o coração de problemas é o controle da pressão sanguínea.

Por conter minerais como o potássio em sua composição, que possuem efeitos anti-inflamatórios, o fruto pode auxiliar no alívio da tensão sobre os vasos sanguíneos, ajudando-os a relaxar, o que resulta em um aumento do fluxo sanguíneo e melhora da pressão sobre o coração.

Alivia dores musculares

Vários estudos mostraram que o consumo de pequi, especialmente na dieta de atletas e praticantes de atividades físicas regulares, também pode ajudar a combater inflamações nos músculos articulações, algo muito comum após treinos muito intensos. Além disso, pacientes que sofrem com artrite e outras condições inflamatórias também podem se beneficiar dos efeitos do fruto e aliviar as dores no corpo.

Melhora a visão
O pequi é uma excelente fonte de vitamina A e antioxidantes, como é o caso do betacaroteno e dos carotenoides, que podem fazer muito bem às nossas células oculares por combater os radicais livres.

Portanto, ao consumir o fruto de forma regular na alimentação, você pode melhorar a visão e prevenir problemas que afetam a retina, como é o caso da degeneração macular, cataratas e cegueira noturna, ambas comuns em pessoas com idade mais avançada e causadas pela ação dos radicais livres.

Faz bem para a pele

Graças ao alto teor de vitamina A e tecoferol presentes em sua composição, o pequi também pode ser usado pelas vaidosas de plantão para cuidar da saúde e beleza da pele.

Esses nutrientes possuem propriedades antioxidantes poderosas, que podem proteger essas regiões dos danos causados pelos radicais livres, como manchas, rugas, linhas de expressão, sulcos e outros sinais do envelhecimento do precoce, além de auxiliar na melhor cicatrização de feridas, lesões e eczema.

Melhora a digestão
O pequi é um fruto rico em fibras, nutrientes presentes na maioria dos legumes e frutas. Por isso, ele também pode ser muito útil para melhorar a digestão, já que atua no bom funcionamento geral do nosso sistema digestivo.

Portanto, ao incluir o fruto na sua rotina alimentar, você pode ficar livre de problemas como a prisão de ventre, diarreias, inchaços, cólicas e diarreias.

Faz bem para o cabelo

Como falamos no decorrer desse artigo, uma das inúmeras formas de usar o pequi é na sua versão em óleo. O óleo de pequi é muito utilizado na culinária em substituição ao óleo de cozinha tradicional, mas também é uma ótima opção para cuidar dos nossos cabelos, principalmente se os fios estiverem muito danificados.

sso porque, devido à sua ação anti-inflamatória, antioxidante e hidratante, ele pode ajudar a hidratar as madeixas e combater irritações no couro cabeludo, fazendo com que os fios cresçam fortes e sem frizz.

Geralmente, o óleo é aplicado nos fios pelo menos duas horas antes do banho para deixar o cabelo controlado e macio. Porém, você também pode jogar um pouquinho de óleo dentro do shampoo que você usa na rotina para deixá-lo sempre hidratado, evitar a quebra ou queda e acabar com ressecamento causado pelo sol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here